-
Arquitetos: ALA Architects
- Área: 5300 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Tuomas Uusheimo
-
Fabricantes: Assa Abloy, ELAM Oy, Jaatimet Oy, Jakob, Rica Auditoria, Rockfon, SKS Mechatronics, Saint-Gobain, Stöbich, Sunotek, Weber, Ypäjän
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito para o Teatro Lappeenranta é excepcional: o teatro foi construído no pavimento superior de um centro comercial. A ideia, entretanto, é antiga, já que simboliza o teatro voltando as suas origens, novamente ao mercado, novamente as pessoas. Milhares de pessoas que visitam o centro comercial todo o ano poderão desfrutar de uma variedade de obras de teatro e enquanto os restaurantes atendem nas imediações, o hotel oferece alojamento.
O foyer possui um ambiente monocromático e tranquilo em contraste com os coloridos tons brilhantes do centro comercial. Somente uma cortina metálica quase transparente separa o hall de acesso da galeria comercial. O público acessa o teatro subindo uma grande escada branca que vai desde a galeria ao vestíbulo literalmente teatral.
Este espaço está desenhado tanto atuações quanto para shows dramáticos. As superfícies de espelho confundem a forma e o alcance do vestíbulo; como a experiência que se poderia ter em pé no centro do cenário. Durante o dia, a claraboia multiplica as cores do céu sobre as superfícies de alumínio como uma lâmpada gigante, e durante as horas mais escuras, as paredes refletem as vívidas luzes da galeria comercial.
O teatro é um monumento à funcionalidade, já que, praticamente todos os espaços estão no nível do cenário. Esta é a situação ideal: quase todas as ações em um teatro se dirigem até o cenário e os espaços são geralmente muito apertados. Os cenários chegam desde as docas de carga do sótão até o centro da oficina por um elevador do tamanho de um contêiner de carga. Após a montagem, os cenários podem ser empurrados diretamente sobre um dos cenários ou até a sala de ensaios.
Os espaços de apoio esboçam os corredores em uma procissão linear dos recintos para os funcionários trabalhem com os acessórios, a loja de fantasias e os vestiários. Isto significa que todo o teatro possui somente uma circulação, em vez do habitual ambiente escuro incoerente dos espaços entre os bastidores. A solução escolhida, também proporciona a todos os espaços atrás das cenas, uma ampla luz diurna, a qual é de grande importância para os profissionais que trabalham principalmente dentro e ao redor do cenário.